Teatro Cultura Artística

Nome oficial: Sociedade Cultura Artística.
Localização: Rua Nestor Pestana, 196 – CEP: 01303-010 – São Paulo, SP.
Autor Construtor: Arquiteto Rino Levi.
Data da edificação: Foi projetado e construído entre 1942 e 1947.
Motivo do Tombamento:O Teatro Cultura Artística desempenhou ao longo dos seus 100 de existência fundamental contribuição para a metropolização e internacionalização da Cultura da Cidade de São Paulo, abrigou atividades culturais que marcaram a cena paulistana,  principalmente no que tange às artes dramáticas.
Descrição Técnica: O Teatro Cultura Artística ocupa quase que integralmente um lote de formato irregular no centro da Cidade de São Paulo. A platéia principal acomoda-se em um patamar mais elevado em relação ao palco, com essa configuração libera-se uma grande área para o hall de acesso e uma segunda sala para espetáculos menores. Aproveitando o desnível da parte superior da platéia, o foyer, no primeiro pavimento, torna-se um posto de observação da cidade por sobre os sobrados da vizinhança. A sala principal de espetáculos desenvolve o tema das paredes, pisos e teto em curvatura parabolóide, com o objetivo de uma melhor difusão do som. A grande parede dos fundos da sala de projeções, que desenvolve uma suave curva ao acompanhar a forma do terreno, recebe um gigantesco painel de Emiliano Di Cavalcanti, levando à paisagem urbana o tema das musas das artes.
Histórico: O Teatro Cultura Artística faz parte da obra do arquiteto Rino Levi, projetado e construído entre 1942 e 1947, insere-se em uma série de construções de salas de espetáculos que o arquiteto vinha desenvolvendo. O projeto original foi revisto pelo mesmo, visando adequar-se às exigências específicas de uma sala de teatro e de concertos. Apurado em sua acústica e visibilidade nas duas salas de 500 e 1500 lugares. Destaca-se também o painel externo de mosaico em vidro de autoria de Emiliano Di Cavalcante.
As reformas que acometeram o edifício que abriga o Teatro Cultura Artística não comprometeram os aspectos arquitetônicos e acústicos das salas. A última reforma foi feita em decorrência do incêndio de 2008 que destruiu integralmente a sala de espetáculos, deixando intacta a fachada e o painel artístico.
Reconhecido pelo seu valor cultural e fundamental contribuição da Sociedade Cultura Artística para a metropolização da cultura da Cidade de São Paulo desde sua fundação em 1912.

Dados Oficiais do Bem imóvel


Esferas de tombamento: CONDEPHAAT

Áreas de envoltórias:

Dados da Sub-Prefeitura :

Dados do tombamento pelo CIT :

Livro do Tombo Histórico: 

Número do Processo:  CONDEPHAAT nº 33.188/95.

Nível de Preservação do Imóvel :

End. do imóvel :  Rua Nestor Pestana, 196 – CEP: 01303-010 – São Paulo, SP.

End.Official pelo IPTU:  Rua Nestor Pestana, 196 – CEP: 01303-010 – São Paulo, SP.

Setor/Quadra/Lote: 

Resoluções: SC-51, de 05.08.2009.

Diário Official: Poder Executivo, Seção I, 03/09/2009, pg. 90. Executivo, Seção I, 28/11/2008, pg. 37.

Proprietário atual: Privado.
Uso original: Cultural.
Uso atual: Cultural.

Eu recebo as fichas de imóveis, artigos e noticias, valido e logo após público com os respectivos créditos e referências dos colaboradores. Se você quer ser um autor colaborador entre em contato conosco.