Quer conhecer o Palácio dos Bandeirantes? Faça uma visita guiada

Fachada do Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, no bairro do Morumbi

Fachada do Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, no bairro do Morumbi
créditos: Governo do Estado de São Paulo

Uma opção excelente de passeio cultural durante as férias é conferir a exposição “Expressões da Arte Moderna em São Paulo”, em cartaz no Palácio dos Bandeirantes. O acervo de arte da sede do Governo Estadual está exposto em diversos ambientes do edifício.

As visitas gratuitas são realizadas de terça-feira a domingo, das 10h às 16h (de hora em hora), com permanência até 17h. É recomendado chegar com antecedência de 15 minutos do horário, para a apresentação de documento oficial com foto e o preenchimento do cadastro de visitante.

A entrada é gratuita e todos os passeios são acompanhados por educadores. O telefone para informações é (11) 2193-8282. Para que o visitante possa conhecer esse patrimônio público, estão reunidas, no andar térreo, algumas das mais significativas peças da coleção de arte moderna brasileira, de valor imenso para a História da Arte.

Além disso, a ida ao Palácio dos Bandeirantes oferece ao frequentador uma experiência que congrega a história da arte e a história social e política brasileira, com destaque para o Estado de São Paulo.

Rotas

O percurso de visitação explora quatros rotas da produção artística do período, com destaque para o contexto artístico-cultural paulista antes mesmo antes da chegada das vanguardas modernas até a década de 1970, representada por algumas obras mais tardias.

A primeira procura mostrar, por meio de pinturas conhecidas como “acadêmicas”, o choque cultural entre o ambiente ultraconservador que a cidade ainda vivia antes da década de 1920 e o novo modo de pensar da sociedade com a revolução das artes plásticas.

Na segunda, estão expostas obras da década de 1920 que evidenciam as novas técnicas e formas de expressão dos modernistas dos primeiros anos, tendo como ponto de referência a Semana de Arte Moderna, de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo.

Já a terceira apresenta a produção artística das gerações de 1930 e 1940, com destaque para a presença de artistas imigrantes, ou descendentes de imigrantes, e de outros que se organizaram em grupos na capital paulista, como o Grupo Santa Helena.

A quarta rota do percurso traz um debate sobre as artes plásticas, no contexto da modernidade nos anos 1950: naquele período, ser moderno era expressar-se de forma abstrata, e não mais figurativa.


Visita à exposição “Expressões da Arte Moderna em São Paulo”
Local: Palácio dos Bandeirantes
Endereço: Avenida Morumbi, 4.500 (Portão 2), Morumbi – São Paulo – SP
Visitas: de terça-feira a domingo, das 10h às 16h (de hora em hora), com permanência até 17h
Telefone: (11) 2193-8282
Recomendação: chegar com antecedência de 15 minutos do horário para apresentação de documento oficial com foto e preenchimento do cadastro de visitante
Todas as visitas são acompanhadas por educadores
Entrada gratuita

Mais informações em : acervo sp

Fonte original da notícia: Governo do Estado de São Paulo


Cita: sppatrimônio, "Quer conhecer o Palácio dos Bandeirantes? Faça uma visita guiada," em sppatrimônio Brasil, 16/01/2018. Acessado em 24/05/2018.<http://www.sppatrimonio.com.br/quer-conhecer-o-palacio-dos-bandeirantes/>

Eu recebo as fichas de imóveis, artigos e noticias, valido e logo após público com os respectivos créditos e referências dos colaboradores. Se você quer ser um autor colaborador entre em contato conosco.