Quartel do Segundo Batalhão de Guardas.

Nome oficial: Quartel do Segundo Batalhão de Guardas.
Localização: Parque Dom Pedro II – CEP: 01022-050 – São Paulo, SP.
Data da edificação: 1842.
Motivo do Tombamento: Apesar do edifício não possuir um estilo arquitetônico definido, historicamente é depositário da memória nacional: ali funcionou durante anos a Guarda Cívica e depois o Hospício Estadual, mantendo-se suas características externas originais.
Descrição Técnica: O prédio foi construído em taipa de pilão e alvenaria e tijolos. O corpo principal do edifício mantém as características originais, dentro de um período clássico, em dois pavimentos, com platibanda e pilastras na fachada principal. Essa edificação possui ainda vitrais coloridos, piso de pinho-de-riga, teto alto sustentado por imensas vigas e uma clarabóia construída em forma de cone.
Histórico: Construída em 1842, de aspecto colonial, o prédio foi sede da Chácara do Fonseca até 1859, quando a Fazenda Provincial adquiriu ele instalando o Seminário de Educandos. Em 1862 foi transferido para aquele prédio o Hospício dos Alienados, que lá permaneceu até 1903. Em 1906, após obras de adaptação, ali foi instalado um quartel, que atualmente mantém uma parte do Batalhão de Guardas da Segunda Região Militar de II Exército, e o almoxarifado da Secretaria de Justiça.
O conjunto marcante de modificações evidencia um período muito importante de intervenção que alterou determinadas características originais do edifício inserindo-lhe aspectos do neoclássico tardio de São Paulo. Localizado em um dos pontos mais antigos e tradicionais de São Paulo, Várzea do Carmo, a área é de grande significação para a evolução da Cidade de São Paulo.
Referencia:
Processo de tombamento CONDEPHAAT nº 21740/81
Site : http://www.arquicultura.fau.usp.br

 Ficha do imóvel


Livro de Tombo: Inscrição nº 153, p. 27, 22/12/1981
Resolução: Resolução 33 de 28/08/1981.
Publicação em DOE: Poder Executivo – Seção I, 01.09.1981, pg 09.
Se você tem mais informações sobre este imóvel envie através do formulário de inclusão.

Eu recebo as fichas de imóveis, artigos e noticias, valido e logo após público com os respectivos créditos e referências dos colaboradores. Se você quer ser um autor colaborador entre em contato conosco.