Museu do óculos

Autor construtor: Antonio Sapia e Sr. Luiz Tenalia
Projeto: 1918 
Rua dos Ingleses, 108 – Morro dos Ingleses – São Paulo


Motivo do Tombamento: 
A casa enquadra-se na zona de proteção definida pelo Programa de Preservação e bens culturais Arquitetônicos do bairro Bela Vista.Considerando a importância histórica e urbanística do bairro da Bela Vista na estruturação da cidade de São Paulo, como sendo um dos poucos bairros paulistanos que ainda guardam inalteradas as características originais do seu traçado urbano e parcelamento do solo; Considerando a existência de elementos estruturadores do ambiente urbano, como ruas, praças, escadarias, largos, etc., com interesse de preservação seja pelo seu valor cultural, ambiental, afetivo e/ou turístico ; Considerando a permanência da conformação geomorfológica original nas áreas da Grota, do Morro dos Ingleses e da Vila Itororó, cuja preservação proporciona a compreensão de como se deu a estruturação urbana do bairro ; Considerando o grande número de edificações de inegável valor histórico, arquitetônico, ambiental e afetivo, muitos delas remanescentes da ocupação original do bairro, iniciada no final do século XIX ; Considerando a ocupação atual do bairro caracterizada pela mescla dos usos residencial, cultural, comercial e de serviços especializados ; Considerando a vocação do bairro e o seu grande potencial turístico de âmbito nacional; Considerando a população residente na Bela Vista, cuja permanência e ampliação é fundamental para a manutenção da identidade do bairro; Considerando futuras propostas de renovação urbana visando promover a melhoria das condições de uso e ocupação do bairro da Bela Vista em harmonia com o presente instrumento de preservação.

Descrição Técnica: 

Histórico:  O Museu dos Óculos Gioconda Giannini é um museu particular localizado na cidade de São Paulo. Foi fundado em 1996 pelo esteta óptico Miguel Giannini e encontra-se sediado em um casarão da década de 1920, no bairro do Bixiga.

O museu conserva uma coleção de aproximadamente 700 exemplares de óculos, originários do Brasil e de outro países, produzidos entre os séculos XVII e XX, além de réplicas de peças mais antigas. É apontado como único museu em seu gênero no continente americano.

O que acontece aqui :  Visitação De Seg. à Sex. das 09:00h às 18:00h e aos Sábados das 09:00h às 13:00h

Referencias: http://www.miguelgiannini.com.br/

Resoluções de tombamento 22/02

 


Dados Oficiais do bem imóvel


Esferas de tombamento:  CONPRESP

Áreas de envoltórias:

Dados da Sub-Prefeitura:  Desenvolvimento urbano

Caracteristica de aproveitamento, predimensionamento dos lotes

Dados do tombamento pelo CIT :

RES. 22/02 –   RES. 01/93

Nível de tombamento:  NP3 – Preservação parcial do bem tombado. Quando se tratar de imóvel deverão ser mantidas as características externas, a ambiência e a coerência com o imóvel vizinho classificado como NP1 e NP2, bem como deverá estar prevista a possibilidade de recuperação das características arquitetônicas originais.

End. do imóvel:  Rua dos Ingleses, 108 – Morro dos Ingleses – São Paulo

End.Official pelo IPTU: Rua dos Ingleses, 108 – Morro dos Ingleses – São Paulo

Setor/Quadra/Lote: 

Resoluções complementares:  não localizado

Diário Official: não localizado

Eu recebo as fichas de imóveis, artigos e noticias, valido e logo após público com os respectivos créditos e referências dos colaboradores. Se você quer ser um autor colaborador entre em contato conosco.