G. E. Campos Salles
Localização: Rua São Joaquim, 288 – CEP: 01508-000 – São Paulo, SP.
Autor Construtor: Projetadas primeiramente por Ramos de Azevedo e depois por arquitetos do recém-criado Departamento de Obras do Estado.
Data da edificação: Entre 1890 e 1930

Descrição Técnica: As escolas seguem modelo eclético, com base neoclássica. Construídos na virada do século XIX para o XX, os primeiros prédios são quase todos de dois andares, com oito a 20 salas de aula, divididas por corredores centrais.

 

Motivo do Tombamento:Por possuir significado cultural, histórico e arquitetônico, aliados ao caráter inovador e modelar expresso pelo conjunto de edificações escolares públicas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo entre 1890 e 1930. Além disso, visava-se a preservação da representatividade da arquitetura escolar pública do período da Primeira República (1889-1930) e suas soluções modelares.

 

Histórico: As primeiras edificações voltadas ao ensino no Brasil colonial foram os colégios, seminários e aldeias destinadas à catequese dos índios ou a educar segundo os preceitos da igreja católica. Os responsáveis pelo magistério, na ausência de uma política educacional pública neste período, eram os chamados mestres-escola. Na substituição do Regime Imperial pelo Republicano, muitas transformações ocorreram em razão das novas funções inerentes ao poder público, exigindo novos espaços físicos para o seu funcionamento.
A edificação do conjunto arquitetônico para o ensino público encabeçada pelo Estado no período de 1890-1930 tem relação direta com às políticas públicas educacionais que, naquele momento, reconheceram como inerente ao papel do Estado prover as comunidades de ensino básico, dito primário, e de formar professores bem preparados para tal função. A representatividade deste conjunto em relação às políticas de construção de obras públicas que se estruturaram racionalmente para, dentre outras construções, instalar maciçamente em edificações adequadas seu programa pedagógico por todo o interior e capital do Estado de São Paulo.
A qualidade arquitetônica do conjunto é caracterizado pela técnica construtiva simples, mas adequada; por uma linguagem que simplificou estilisticamente os atributos clássicos acadêmicos do século XIX e por uma organização espacial que, concebida primordialmente através de projetos arquitetônicos padronizados, limitou-se a distribuir salas de aulas ao longo de eixos de circulação em plantas simétricas que incorporaram os  preceitos de higiene, insolação e ventilação preconizados pela  ciência da construção civil daquele momento.

Referências:
CARVALHO, Telma Cristina Pichioli de. Arquitetura escolar inclusiva: construindo espaço para educação infantil. 2008. Tese (Doutorado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18141/tde-06022009-150902/>. Acesso em: 2012-06-21.
Processo de tombamento CONDEPHAAT nº 24929/86.
Projeto Arquicultura FAU-USP

Dados Oficiais do Bem imóvel


Esferas de tombamento: CONDEPHAAT

Áreas de envoltórias: 

Dados da Sub-Prefeitura:

caracteristica de aproveitamento dos lotes da sub sé

Uso e_ocupação do solo

Desenvolvimento_urbano

Dados do tombamento pelo CIT : 

Nível de tombamento :

End. do imóvel: Rua São Joaquim, 288 – CEP: 01508-000 – São Paulo, SP.

End.Official pelo IPTU :  Rua São Joaquim, 288 – CEP: 01508-000 – São Paulo, SP.

Resoluções :   Condephaat: 60/16   Conpresp 29/14 ,  44/92    e   26/04

Livro do Tombo:  

Processo de tombamento : 

  •  CONDEPHAAT – 24329-86 – Volume 1 –
  •  CONDEPHAAT – 24329-86 – Volume 2 –
  •  CONDEPHAAT – 24329-86 – Volume 3 –
  • CONDEPHAAT – 24329-86 – Volume 4 –
  •  CONDEPHAAT – 24329-86 – Volume 5 –
  • CONDEPHAAT – 24329-86 – Volume 6 –
  • CONDEPHAAT – 24329-86 – Volume 7 –
  •  CONDEPHAAT – 24329-86 – Volume 8 –
  •  CONDEPHAAT – 24329-86 – Volume 9 –

Diário Official : 

Poder-Executivo – 11/11/10   pgs.-112 á 114-

Uso original: Público
Uso atual:  Educacional
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