Festa de Nossa Senhora do Rosário vira tema de documentário

Festa do Rosário em Francisco Badaró (MG) vira tema de documentário em universidade em São Paulo.

Fé, tradição, muita música e comidas típicas são alguns dos elementos presentes na Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Sucuriú, em Francisco Badaró (MG) uma manifestação cultural com mais de 170 anos, que ocorre em Francisco Badaró, na região do Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.

Com o objetivo de registrar a memória desse patrimônio cultural, que é a Festa de Nossa Senhora do Rosário a recém-formada em Jornalismo Larissa Pereira desenvolveu um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) chamado Riquezas do Vale – O Rosário em Badaró.

O projeto resultou em um site multimídia com 20 vídeos em que mostra os 13 dias do evento, sua relação com a história da escravidão no Brasil, o envolvimento dos badaroenses e dos visitantes com a festa e como essa tradição tem sido mantida.

Riquezas do Vale: Festa do Rosário em Francisco Badaró

Riquezas do Vale: Festa do Rosário em Francisco Badaró

Por meio da interação do internauta com as portas e janelas da página principal, que representa a fachada da igreja do Rosário da cidade, é possível entrar no universo da festa e descobrir as singularidades dessa tradição, comum também em outras cidades.

Larissa Pereira conta que encontrar embasamento teórico para o trabalho foi o principal desafio, já que não há estudos atuais sobre a origem da festa em Francisco Badaró. “Eu encontrava muitos artigos e estudos sobre a festa em Minas Nova e em outras cidades de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, mas nada específico sobre Sucuriú. A única coisa que encontrei foi um estudo dos anos 1990, datilografado, na casa de uma das entrevistadas do projeto”, explica.

No entanto, a estudante afirma que as entrevistas com os moradores foram suficientes para entender a origem da festa ali e poder fazer um registro inédito dessa manifestação cultural. “Como disse uma das convidadas da banca, o trabalho é a história oral de um povo.”

E para conhecer o projeto “Riquezas do Vale – O Rosário em Badaró” é só acessar riquezasdovale.com.br.

Eu recebo as fichas de imóveis, artigos e noticias, valido e logo após público com os respectivos créditos e referências dos colaboradores. Se você quer ser um autor colaborador entre em contato conosco.