Escadaria do Bixiga

 

Histórico: 

Localizada  entre as ruas dos Ingleses e Treze de Maio, próximo ao Teatro Ruth Escobar, na Bela Vista oficialmente pelo mapa oficial da Prefeitura de São Paulo, a tradicional escadaria do Bixiga.

Inaugurada em 1929 pela gestão do prefeito Pires do Rio, a escadaria é um marco paulistano tombado pelo conselho municipal de patrimônio histórico (Conpresp) em 93 e reformulado o processo em  2002. Em seus primeiros anos de existência, quando o centro ainda abrigava residências da elite paulistana, homens de cartola e fraque, acompanhados por mulheres com elegantes chapéus, desfilavam por ali nos fins de semana.

O lugar também serviu de cenário para filmes do comediante Mazzaropi nos anos 50 e 60 e outras produções brasileiras. Descaracterizada com o passar do tempo, a estrutura foi restaurada em 2006, quando seus cerca de oitenta degraus voltaram a ter aspecto semelhante ao da época de sua construção.

 

O que acontece aqui :  O evento Jazz na escadaria, evento mensal que acontece como palco a Escadaria do Bixiga.

Fonte: Prefeitura de São Paulo
Veja São Paulo
MARZOLA, Nadia. Bela Vista – História dos bairros de São Paulo

 

 

 

Eu recebo as fichas de imóveis, artigos e noticias, valido e logo após público com os respectivos créditos e referências dos colaboradores. Se você quer ser um autor colaborador entre em contato conosco.