Curso São Paulo em Retrospectiva

Uma visão panorâmica da cidade Colonial, Imperial e Republicana

 

A história da cidade de  São Paulo, ocorre paralelamente coma história do Brasil, aos seus 463 anos de fundação, tendo seu inicio no período colonial com os padres jesuítas José de Anchieta e José de Nóbrega, quando subiram a serra do mar, em busca de um local seguro para catequizar os índios. Ao atingir o planalto de Piratininga, encontraram o local ideal.

Os religioso construíram um colégio na colina próximo aos rios Tamanduateí e Anhangabaú. E o aniversário de São Paulo ficou constituído em 25 de janeiro de 1554.

Em comemoração aos 464 anos de fundação de São Paulo o Instituto Bixiga de Pesquisa e Formação Popular, que possuem a sede no bairro da Bela Vista, mais conhecido como Bixiga, nos convida a conhecer mais sobre São Paulo. Você irá conhecer essa história contada de um jeito bem especial, através da pesquisa feita pelo próprio IBPFP, com uma vasta iconografias de gravuras, aquarelas, desenhos e fotografias,  disponíveis em Museu e acervos públicos do pais.

Segundo o Professor Edimilsom Peres, o curso busca reconstituir parte significativa da complexa formação histórica da quinta maior metrópole do mundo. Abordará o período colonial, imperial e republicano. Acontecerá nos dias 20 e 21 de janeiro de 2018. Os cursos no IBPFP, são realizados  com a metodologia de interação do professor e aluno, de uma forma a receber as contribuições trazidas pelos participantes, através de diálogos e debates pautados, levando os alunos a uma reflexão e construção de um senso critico sobre o tema. Aos participantes serão conferidos certificados que podem ser aproveitados para as Atividades Complementares exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Curso São Paulo em Retrospectiva

Curso São Paulo em Retrospectiva Fotográfia: divulgação IBPFP, Prof. Dr. Edimilsom Peres

Informações em: 
Instituto Bixiga. Contato: (11) 2597-0343 / 2691-7861
Para fazer a inscrição  e garantir sua vaga.

Eu recebo as fichas de imóveis, artigos e noticias, valido e logo após público com os respectivos créditos e referências dos colaboradores. Se você quer ser um autor colaborador entre em contato conosco.