Conjunto de Edifícios da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC

Autor Construtor:  Alexandre Albuquerque

Projeto: 1920

Localização: Rua Monte Alegre, 984 a 1024, Perdizes, São Paulo – SP

Motivo do tombamento: Integram este conjunto o antigo Convento das Carmelitas Descalças e Capela,edificações do início da década de 1920, em estilo neocolonial, marco da expansão do bairro de Perdizes, da história da igreja e, sobretudo, do ensino superior em São Paulo. A estes edifícios, entre as décadas de 1940 e 1970, com o estabelecimento da Pontifícia Universidade Católica no local, agregam-se outras áreas construídas. Destas, o Teatro da Universidade Católica – TUCA, edificado em fins da década de 1960 e início da seguinte, destaca-se pelo valor simbólico que assumiu ao abrigar as atividades do grupo de teatro universitário que lhe emprestou o nome, assim como de outros grupos diversos e originados em vários setores da Igreja e da Sociedade em geral, que representaram significativa postura de resistência cultural ao autoritarismo do regime militar então vigente. O conjunto é assim objeto de proteção devido ao significado de seus espaços para a manutenção da memória do bairro, da história do ensino superior em São Paulo e da resistência de setores organizados da sociedade paulista ao regime autoritário durante as décadas de 1970 e 1980.

Histórico: A área onde hoje se encontra o campus da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) corresponde à antiga Chácara Lúcia, de propriedade de Germaine Lucie Buchard, Condessa de Gontand Birou, onde se instalou, no início da década de 1920, o Convento das Carmelitas Descalças, projetado por Alexandre Albuquerque em estilo neocolonial. Em 1948, as carmelitas deixaram o mosteiro no distrito de Perdizes, que foi doado para a PUC-SP. O tombamento engloba, além do convento e sua capela, o Teatro da Universidade Católica, ou TUCA, notabilizado pela organização de atos de resistência durante a ditadura militar.

Descrição Técnica: Do  início da  década de 1920 em estilo neocolonial.

Referencias: Processo do condephaat e  resoluções do conpresp

Fotografia: Pátio da Cruz – Fábio Soldá Barbosa Araujo, em 14 de novembro de 2006. wikipédia


Dados Oficiais do Bem imóvel


Esferas de tombamento: CONDEPHAAT

Áreas de envoltórias: 

Dados da Sub-Prefeitura: Lapa

CARACTERÍSTICAS DE APROVEITAMENTO, DIMENSIONAMENTO E OCUPAÇÃO DOS LOTES

USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

DESENVOLVIMENTO URBANO 

Dados do tombamento pelo CIT :

Nível de tombamento :  Preservação Total 

End. do imóvel: Rua Monte Alegre, 984 a 1024, Perdizes, São Paulo – SP

End.Official pelo IPTU :     Rua Monte Alegre, 984 a 1024, Perdizes, São Paulo – SP

Resoluções : Res. 29 – 2002     Res. 45 -2016        Res. 04/15

Diário Official : Poder executivo 12/05/16 pág. 42 e 23/01/2002 pág.27

Livro do Tombo:  inscrição nº 332, p. 84, 08/02/2002

Número do processo no Condephaat: 31720/94

Se você possuem mais informações deste imóvel envie preenchendo o formulário de envio, todos os créditos e referencias serão citadas.

Cita: sppatrimônio, "Conjunto de Edifícios da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC," em sppatrimônio Brasil, 26/01/2018. Acessado em 19/07/2018.<http://www.sppatrimonio.com.br/conjunto-de-edificios-da-pontificia-universidade-catolica-de-sao-paulo-puc-ficha-do-imovel/>

Eu recebo as fichas de imóveis, artigos e noticias, valido e logo após público com os respectivos créditos e referências dos colaboradores. Se você quer ser um autor colaborador entre em contato conosco.