Complexo do Gasômetro e Casa das Retortas

Nome usual: Complexo do Gasômetro e Casa das Retortas
Nome oficial: Museu da História do Estado de São Paulo.
 Localização: Rua da Figueira – CEP: 03003-000 – São Paulo, SP.
Motivo do Tombamento: Por tratar-se de edificações e os remanescentes do pioneiro processo de distribuição de gás na cidade de São Paulo, que compõem o aqui designado Complexo Industrial do Gasômetro do Brás.
Histórico: As primeiras tentativas de iluminação na cidade de São Paulo foram feitas com lampiões de azeite de peixe ou mamona, presos com grandes braços de ferro nas paredes das casas das ruas principais. Em 1842, a iluminação pública foi regulamentada, mas mesmo assim ainda era insuficiente. Foram feitas muitas outras tentativas por meio de gás hidrogênio líquido e azeite resinoso fotogênico. Através de uma concorrência afim de efetuar novos contratos para executar a iluminação a gás hidrogênio carbonado.
A produção do café em fins do século XIX tornou necessária uma série de empreendimento para adequar a acanhada cidade colonial de São Paulo ao seu novo papel de centro de negócios vinculados à comercialização desse produto. Os serviços de iluminação foram sempre insuficientes desde o início de sua operação, atropelados pela expansão constante da área urbana. Em 1900, foi formada em Toronto a São Paulo Tramway Light and Power Co. Ltda para absorver a Companhia de Água e Luz do Estado de São Paulo e tomou para si a concessão dos sistemas de transporte da cidade.
Em 1920, o governo foi autorizado a rescindir o contrato com a Companhia de Gás, já que em 1917 havia firmado um contrato com a Light com a intenção de unificar diversos outros contratos isolados vigentes. Até 1930 a Companhia de Gás continuou se expandindo e a partir daí permaneceu estacionária até 1967, quando encerrou suas atividades. Em 1968, constitui-se uma empresa pública, Companhia Municipal de Gás (COMGÁS-SP), que operou a usina de gás até 1972, quando se transferiu para uma nova usina na Móoca que passou a produzir gás nafta, sendo então desativada a Casa das Retortas, onde se destilava carvão. Atualmente, está em andamento o restauro do local para abrigar o futuro Museu da História do Estado de São Paulo.

Dados Oficiais do Bem imóvel


Esferas de tombamento: CONDEPHAAT

Áreas de envoltórias:

Dados da Sub-Prefeitura :

Dados do tombamento pelo CIT :

Livro do Tombo Histórico: Inscrição nº 372, pg. 102.

Número do Processo: 

Nível de Preservação do Imóvel :

End. do imóvel :   Rua da Figueira – CEP: 03003-000 – São Paulo, SP.

End.Official pelo IPTU:  Rua da Figueira – CEP: 03003-000 – São Paulo, SP.

Setor/Quadra/Lote:

Resoluções:  SC-20, de 26.03.2010

Diário Official:  Executivo I 12/05/2010

Uso original: Industrial
Uso atual: Cultural

Eu recebo as fichas de imóveis, artigos e noticias, valido e logo após público com os respectivos créditos e referências dos colaboradores. Se você quer ser um autor colaborador entre em contato conosco.