Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento

Nome usual: Círculo Esotérico

Nome oficial: Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento

Localização: Rua Rodrigo Silva, 85 – CEP: 01501-010 – São Paulo, SP.

Autor Construtor: Projeto arquitetônico é de Gilberto Gullo

Ano: 1925

Motivo do Tombamento: Por tratar-se exemplar único, cuja importância está na junção das formas arquitetônicas com elementos ornamentais com forte carga simbólica, no exterior e no interior da edificação, e que a constituem como templo, espaço planejado e destinado a uma finalidade espiritual.

Histórico: O Brasil, na época da construção do edifício do Templo do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, estava passando por um período de transição e de incertezas políticas, já que há pouco mais de trinta e quatro anos, o país imperial transformara-se em republicano; e ainda persistiam algumas dúvidas quanto ao futuro da nação. Contudo, o advento da República propiciou a laicização do Estado e as liberdades religiosas.

Diante desse contexto, o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento esteve ligado à Empresa Editora O Pensamento desde a sua fundação em 27 de junho de 1909. Logo no início das suas atividades, as reuniões dos filiados do Círculo Esotérico eram realizadas na residência de Antonio Olívio Rodrigues; mas com o crescimento da quantidade de integrantes da ordem, os encontros passaram a acontecer nas dependências da editora O Pensamento.

A consolidação do Círculo Esotérico no meio ocultista do período e a prosperidade da empresa Editora O Pensamento faz com que se compre um terreno em 1914 um terreno localizado no bairro da Liberdade para a construção de uma sede própria. Em 1923, tem início à construção do primeiro templo ocultista da América do Sul. O edifício é inaugurado em 1925, mas já se revelando-se incapaz de acomodar todos os filiados.

Construída para a função especial, sede de uma associação filosófica religiosa, destaca-se pela abundância de ornamentação interna e externa de significado místico formando um todo extremamente harmonioso. Sua arquitetura é utilizada com expressão ou mesmo reforço de valores filosóficos inerentes ao seu uso. De estilo indefinido, na verdade seu partido e a fachada atendem exatamente a uma programação onde predomina a simbologia ligada aquela corrente filosófica e religiosa. As esculturas contidas no local são de Ruffo Fanucchi, decoração de Leoncio Neri e talhas de Arthur Grande.

Bibliografia: Processo de tombamento CONDEPHAAT nº 24756/86.
Acesso em  http://www.arquicultura.fau.usp.br/


Dados Oficiais do Bem imóvel


Esferas de tombamento: CONDEPHAAT

Áreas de envoltórias: A.E. Circulo Esotérico

Dados da Sub-Prefeitura: 

End. do imóvel: Rua Rodrigo Silva, 85 – CEP: 01501-010 – São Paulo, SP.

End.Official pelo IPTU :     Rua Rodrigo Silva, 85 – CEP: 01501-010 – São Paulo, SP.

Resoluções :  SC-19, de 25.03.2010

Diário Official :  DO-Circulo Esotérico

Livro do Tombo:   Inscrição nº 371, pg. 102.

Eu recebo as fichas de imóveis, artigos e noticias, valido e logo após público com os respectivos créditos e referências dos colaboradores. Se você quer ser um autor colaborador entre em contato conosco.