Casas de Aluguel

Nome : Casas de Aluguel 

Localização: Rua Bento Freitas, 76, 86 e 88 – CEP: 01220-000 – São Paulo, SP.

 Autor Construtor: Domingos Moreira e Sobrinho

Ano: 1897

Descrição Técnica: O conjunto de três casas de aluguel, uma de esquina e duas geminadas, de conformação neoclássica, implantadas no alinhamento frontal do lote e com porão habitável são casas de alvenaria de tijolos, com pisos e forros de madeira. As elevações são tratadas com platibandas profusamente ornamentadas com medalhões e balaustradas, e janelas encimadas por frontões triangulares e curvos, únicas partes ainda íntegras dos imóveis.

Motivo do Tombamento: Por tratar-se de bens culturais de interesse histórico-arquitetônico que constituem um dos raros remanescentes das primeiras construções que formaram o bairro Vila Buarque. Além disso, um dos últimos conjuntos do final do século XIX feitas para alugar para a classe média ainda existente na Cidade de São Paulo, um exemplar típica desse gênero de construção. 

Histórico:  No último quartel do século XIX a economia cafeeira deslocou seu eixo dinâmico do Vale do Paraíba para o Oeste da Província fazendo da cidade de São Paulo um entrocamento necessário para o comércio do café. Contudo, somente os estudantes da Faculdade de Direito davam um certo dinamismo a uma cidade marcadamente provinciana, quase uma vila. As antigas construções de taipa cediam lugar à alvenaria de tijolos, o ecletismo se disseminava até mesmo entre as construções mais modestas destinadas à classe-média, inspiradas nos canônes oferecidos pela arquitetura erudita se multiplicavam assim como as pobres moradias operárias.

A abertura do bairro da Vila Buarque ocorreu nesse período de ampliação do perímetro urbano no final do século XIX. A proliferação das casas de aluguel no período decorreu de alguns fatores: o ritmo das construções já não conseguia acompanhar o crescimento da população; a carência de moradia era grande e o custo dos terrenos era elevado. A Vila Buarque ainda desocupada, mas próxima do centro, oferecia ótimas condições para esse tipo de empreendimento. É nesse contexto que o conjunto de Casas de Aluguel foi construído. Edificada em 1897, ano que ainda se observa inscrita em seu frontão.

As três casas da Rua Bento Freitas, concebidas como um conjunto, garantindo a unidade da fachada e na repetição da planta, tinham claramente uma vocação para servirem de renda para seu proprietário através do aluguel. A primeira residência do grupo guarda uma diferenciação interna quanto às outras no tamanho, no número de quartos na presença de um gabinete contíguo à sala de visitas, existente no projeto mas suprimido no resultado. No geral essas construções destinadas ao aluguel como forma de investimento para a classe abastada, integravam-se na arquitetura eclética corrente no período, contribuindo para marcar a fisionomia da cidade de São Paulo. O conjunto de Casas de Aluguel inserem-se claramente nas feições ecléticas com elementos neo-renascentistas, à arquitetura em voga na época em que foram produzidas.

Bibliografia: Processo de Tombamento CONDEPHAAT nº 25915/88.
Acesso ao http://www.arquicultura.fau.usp.br/


Dados Oficiais do Bem imóvel


Esferas de tombamento: CONDEPHAAT

Áreas de envoltórias: A. E. Casas de Aluguel

Dados da Sub-Prefeitura:

Desenvolvimento urbano
Caracteristica de aproveitamento, predimensionamento dos lotes

End. do imóvel: Rua Bento Freitas, 76, 86 e 88 – CEP: 01220-000 – São Paulo, SP.

End. Official pelo IPTU :  Rua Bento Freitas, 76, 86 e 88 – CEP: 01220-000 – São Paulo, SP.

Resoluções :  Res. 25 de 15/12/1993

Livro do Tombo:  Inscrição nº 310, p. 78, 23/2/1994

Número do Processo: 25915/88

Diário Official : Poder Executivo, Seção I, 16.12.1993, pg 53 

Eu recebo as fichas de imóveis, artigos e noticias, valido e logo após público com os respectivos créditos e referências dos colaboradores. Se você quer ser um autor colaborador entre em contato conosco.