Casa sede do Sítio Mirim

Nome: Casa sede do Sítio Mirim

Localização: Rua urutu, s/n – Vila Jacuí – São Paulo

Uso original: moradia, comércio e pousada

Séc. XVII

Descrição técnica: A casa foi construída em taipa de pilão em paredes relativamente delgadas e telhado em duas águas.Apresentava uma área interna dividida em pequenos ambientes, diferente do padrão típico da época – que era o grande salão central para o qual se voltavam cômodos localizados em suas laterais – uma varanda em forma de “L”, ao longo de duas fachadas consecutivas – com uma parede de taipa que a envolvia em determinados trechos, visto que uma coluna não oferecia estruturação capaz de resistir aos esforços do telhado. Sua planta é praticamente retangular, não fosse o cômodo situado fora dele em uma de suas laterais, em sua fachada Oeste, que rompia com a regularidade do período retangular do perímetro retangular das construções do período.

Motivo do Tombamento: Trata-se de um monumento paulistano tombado “ex-ofício” pelo CONDEPHAAT e importante sob três aspectos: histórico, arquitetônico e de uso cultural.

Breve Histórico: Construída com a mão de obra indígena no século XVII, em taipa de pilão, o Sítio Mirim foi um antigo ponto de paragem, venda e hospedaria que servia aos tropeiros que rumavam para o Vale da Paraíba e também ponto importante de apoio para exploradores de ouro e para aqueles que navegavam no Tietê. É um importante marco da transformação de São Paulo indígena em uma São Paulo cercada de fazendas coloniais, fruto da apropriação dos aldeiamentos, e testemunho de uma outra transformação que seguiu adiante com a chegada da linha férrea e da industrialização  na regiao, no sec. XX, culminando com o loteamento do Sitio Mirim, que foi dando origem a diversos bairros.

 

Referencia: Territórios de Ururay – Grupo Ururary – Patrimônio Cultural.

http://www.arquicultura.fau.usp.br


Dados do bem imóvel


Esferas de tombamento:  IPHAN, CONDEPHAAT e CONPRESP

Áreas de envoltórias: 

Dados da Sub-Prefeitura:

Dados do tombamento pelo CIT :

Nível de tombamento:

End. do imóvel: Rua Dr. Assis Ribeiro, s/n CEP: 03717-002 – São Paulo, SP.

End.Official pelo IPTU: Rua Dr. Assis Ribeiro, s/n CEP: 03717-002 – São Paulo, SP.

Setor/Quadra/Lote: 

Resoluções : RES. SC SN/82  Ex-Officio em 12/05/1982.

Diário Official: 

Número do Processo: 

 CONDEPHAAT – 22053-82 

Processo de tombamento IPHAN – PDF

 

Livro do tombo:  inscrição nº 219, p. 62, 19/01/1987.

Eu recebo as fichas de imóveis, artigos e noticias, valido e logo após público com os respectivos créditos e referências dos colaboradores. Se você quer ser um autor colaborador entre em contato conosco.