Casa do Caxingui

Nome oficial: Casa do Sertanista
Localização: Praça Ênio Barbato I, s/n, – São Paulo, SP.
Autor Construtor:*
Data da edificação: 1770.

Descrição Técnica: Construída com a técnica construtiva de taipa pilão e pau a pique, conserva a características de predominância dos cheios sobre os vazios em sua volumetria. Possuí um telhado de quatro águas, com dupla inclinação, vergas retas nas envasaduras.

Histórico: A Casa Sertanista do Caxingui é um representante exemplar da moradia dos fazendeiros enriquecidos a partir do século XVI da atual cidade de São Paulo. Edificada em uma elevação de fronte ao corrêgo Pirajussara, afluente do Rio Pinheiros, cuja técnica construtiva é de taipa de pilão e pau a pique. Inserida no mesmo contexto histórico das demais casas bandeiristas e de seus objetivos mercantis.

Assim como ocorrera com a Casa Bandeirante do Butantã, em 1937, a Companhia City tornou-se proprietária do sítio e, com a condição de sua sede ser restaurada, doou-a à Prefeitura que a transformou em museu.

Motivo do tombamento: Segundo Luís Saia, a Casa do Caxingui ou do Sertanista é um exemplar típico de residência rural, representativo das moradias dos ricos fazendeiros do século XVII. Construída em taipa de pilão e pau-a-pique, a sua planta é retangular e, o telhado, em quatro águas. A varanda reentrante, característica das casas bandeiristas, é limitada em uma das laterais por uma parede e, na outra, por pequeno compartimento. No interior, uma sala comunica-se a três compartimentos e a uma outra varanda, na elevaçãfachada posterior. No início do século XX, foi adquirida por Alberto Christie que a vendeu, em 1917, juntamente com 22 alqueires da propriedade, a Alberto Penteado. Em 1937, a Companhia City tornou-se proprietária do sítio e, com a condição de sua sede ser restaurada, doou-a à Prefeitura que a transformou em museu.


Dados Oficiais do Bem imóvel


Esferas de tombamento: CONDEPHAAT

Áreas de envoltórias: AE Casa sertanista

Dados da Sub-Prefeitura:

Dados do tombamento pelo CIT :  Mapa

Nível de tombamento :  Preservação Total 

End. do imóvel: Praça Ênio Barbato I, s/n, – São Paulo, SP.

End.Official pelo IPTU : Praça Ênio Barbato I, s/n, – São Paulo, SP.

Resoluções :  22 de 15/12/1983.  Res. 15/92

Diário Official :  Poder Executivo, Seção I, 16.12.1983, pg 14.

Livro do Tombo: Inscrição nº 213, p. 59, 28/12/1983.

Eu recebo as fichas de imóveis, artigos e noticias, valido e logo após público com os respectivos créditos e referências dos colaboradores. Se você quer ser um autor colaborador entre em contato conosco.